quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Educador e as Tecnologias

O uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial o computador e a internet, tem sido alvos de simultâneas discussões pelos educadores no ambiente escolar. Os mesmos já têm consciência de que é imprescindível a incorporação das tecnologias nas atividades do cotidiano escolar, objetivando uma mudança da atuação em sala de aula com vistas a melhoria da qualidade de ensino.
Sendo a escola um espaço privilegiado para a construção da cidadania, garantindo o direito a educação para todos, tem um papel importante no que se refere a inclusão digital, ampliando com isto as possibilidades de aprendizagem.
Para que os docentes aperfeiçoem sua prática e tragam estas ferramentas para o espaço escolar, e tornem sua aulas mais criativas, envolventes e participativas, faz-se necessário a preparação, ou seja, uma formação apropriada, para então dominar os equipamentos que a escola dispõe.
No texto: Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, Moran (2007), nos diz que precisamos “também de salas confortáveis, com boa acústica e tecnologias, das simples até as sofisticadas”. Essa infra-estrutura deve estar a serviço de mudanças na postura do professor passando a se um mediador para despertar no aluno uma atitude crítica e consciente do que lhes é oferecido pelos meios de comunicação, e ousem ir além, dos espaços e tempos de experimentação, para a produção de trabalhos com seu alunos.

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